Skip to content

A leitura crente dos ‘sinais dos tempos’

5 de Outubro de 2013

Tenho andado a ler um livro muito interessante sobre a leitura crente da história . A primeira parte do livro tenta trazer alguma clareza ao conceito “sinais dos tempos” – muito usado, em muitos âmbitos e com outros tantos significados. Mas agora não me vou debruçar sobre os vários entendimentos que se podem ter sobre essa expressão. Vou, antes, destacar alguns aspectos que o autor realça sobre a leitura cristã da história e dos sinais dos tempos.

O modo como se olha hoje a história não corresponde ao que predominava na altura em que a expressão ‘sinais dos tempos’ entrou no vocabulário da Igreja. [Concílio Vaticano II] (…) Era então frequente ver a história com optimismo. (…) Ora, hoje parece ter-se da história uma visão mais pessimista. (…) Fica-se com a ideia de que a expressão ‘sinais dos tempos’ é «devedora duma época em que era mais fácil colher na conjuntura histórica os sinais positivos do que os negativos».

Esta é uma primeira constatação sobre o nosso momento actual – temos dificuldade, pelo momento histórico que vivemos, em fazer uma leitura positiva do que se passa no mundo, na nossa realidade. Há, portanto, necessidade de descobrir qual a leitura cristã da história, da realidade, dos ‘sinais dos tempos’. É importante entender como a mensagem cristã se relaciona com a história humana.

(…) a noção de sinais dos tempos implica que a tradição cristã seja vista em íntima ligação com a história humana. Ela não pode existir, aliás, doutra maneira. (…) inscreve-se necessariamente no caminho que esta [a humanidade] percorre no seu conjunto. (…) não admite, pois, que se pense a tradição cristã como uma doutrina intemporal. Não pode ser vista como um conjunto de ideias aplicadas sempre da mesma forma a todas as circunstâncias da existência humana. Deve assumir uma fisionomia marcada pela diversidade da história, na medida em que se insere nas diferentes condições de espaço e de tempo em que se insere nas diferente condições de espaço e de tempo em que tal existência se situa.

citações de A leitura crente dos sinais dos tempos, Domingos Terra, s.j., Universidade Católica Editora

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: